Fapes adere aos Principles for Responsible Investment

A Fapes, o fundo de pensão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), se tornou o 56ª signatário brasileiro dos Principles for Responsible Investment (PRI), comunidade global que, com a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU), é voltada à definição e à implantação de conceitos e práticas de investimentos sustentáveis. Com a adesão voluntária ao programa, formalizada em 31 de outubro último, a entidade, a 10ª fundação de previdência nacional ligada ao PRI, se compromete a submeter formalmente as suas decisões de alocação de recursos à análise de aspectos ambientais, sociais e de governança (ASG). 

Com a inserção da análise ASG nos processos, a Fundação buscará contemplar a abordagem de investimento responsável em três aspectos: em pelo menos 50% dos ativos sob sua gestão; na formação de uma equipe interna ou externa para implementar essa visão; e no comprometimento da alta administração e mecanismos de accountability relativos ao tema. “Cada vez mais, os temas ambientais, sociais e de governança precisam ser vistos como aspectos de risco na análise dos investimentos. Como gerimos recursos para o longo prazo, temos de estar preparados”, comenta o diretor-superintendente da Fapes, André Carvalhal.


Cadastre-se e receba gratuitamente newsletter do site Investidor Institucional, com síntese das nossas notícias diárias. Preencha os dados abaixo e nos envie, inserindo a seguir o email ii@investidorinstitucional.com.br na sua lista de contatos para não sermos barrados como spam.
Li e concordo com termos e condições de uso